×

Formação

SOBRE O CURSO

Destina-se a psicólogos e médicos, devidamente inscritos em seus respectivos conselhos profissionais há no mínimo dois anos e que tenham passado por 50 horas de análise individual com psicólogos e/ou analistas devidamente reconhecidos. Considerando que a análise pessoal é um alicerce para a formação, o processo psicoterapêutico com terapia de sandplay é fundamental durante o curso. Assim é possível vivenciar o que se aprende. O curso é composto por 240 horas de seminários, nos quais a história, as bases teóricas e a prática clínica da terapia de sandplay serão abordadas. Simultaneamente aos seminários, as supervisões em grupo (50h) e supervisões individuais (30h) irão orientar sua prática clínica. A elaboração de dois estudos simbólicos e de um estudo de caso são elementos fundamentais para a conclusão do curso. E para que seja possível organizar tantas atividades ao longo de três anos e assegurar que os prazos sejam cumpridos, estão previstas 5 horas de tutoria individual. Caso você tenha interesse em percorrer essa jornada intensa e profunda, escreva para secretaria@ibtsandplay.org.br e solicite informações a respeito do processo seletivo, que por sua vez compreende a apresentação de uma autobiografia escrita, uma avaliação teórica e entrevistas com terapeutas do IBTSandplay.


Condiçōes Especiais para Analistas

Se você é analista junguiano, formado por algum instituto filiado à International Association for Analytical Psychology ( IAAP), poderá fazer a formação no IBTSandplay com carga reduzida em 50% em processo em sandplay e, também, nas supervisōes individuais durante o curso.

PROCESSO DE FORMAÇÃO DO TERAPEUTA DE SANDPLAY

1. Processo Terapêutico em sandplay

Passar pelo processo terapêutico em sandplay é o alicerce fundamental para a formação do candidato. Os critérios quanto à necessidade mínima de processo pessoal são:

A) Até o final do Curso de Formação, o candidato deve completar 100 (cem) horas de processo em sandplay, contendo no mínimo 30 cenas, com Terapeuta de Sandplay, membro ativo do IBTSandplay/ISST.

B) Serão validadas no máximo 50 (cinqüenta) horas de processo terapêutico em sandplay e 15 cenas, realizadas anteriormente ao início da formação, com membro do IBTSandplay/ISST.

2. Exercício Profissional

O candidato deve iniciar ou manter-se em atividade profissional como terapeuta, durante o processo de formação, em consultório e/ou na Instituição.

3. Supervisão grupal e individual

O candidato deverá cumprir um total de 50 (cinquenta) horas de Supervisão Grupal, participando das supervisões programadas dentro do curso de formação. Além destas horas, o candidato deverá cumprir 30 (trinta) horas de supervisão individual com um membro do IBTSandplay, credenciado como Membro Didata pelo IBTSandplay/ ISST.

A) A supervisão grupal faz parte do horário da programação e o candidato deve participar de todas elas, fazendo a reposição de todas as faltas no ano corrente.

B) As Supervisões Individuais, de caráter obrigatório, serão realizadas com 3 (três) supervisores, no mínimo 10 horas com cada supervisor, membro reconhecido como membro didata pelo IBTSandplay/ ISST. Visam o aprofundamento da reflexão sobre a relação terapeuta- paciente e, para tanto, o supervisor acompanha o candidato na apresentação de um ou mais casos (a critério do supervisor).

C) O candidato receberá a lista de supervisores disponíveis.

4. 40 (quarenta) horas de prática clínica em atendimentos a pacientes inscritos na clínica social do IBTSandplay.

5. Currículo do Curso de Formação

Os seminários constarão de técnicas pedagógicas que incluem workshops, mobilizações e discussões clínicas visando: ampliação do conhecimento, aprofundamento teórico e elaboração simbólica do sandplay. Limite de faltas: 2 (duas) faltas, não cumulativas, por ano.