Reconhecido pela ISST (International Society for Sandplay Therapy), o curso de formação de terapeutas de sandplay do IBTSandplay confere ao terapeuta o título de Especialista em sandplay, válido tanto no Brasil quanto em nível internacional. O curso de formação tem como objetivo fornecer subsídios para a aquisição, ampliação e utilização de conhecimento do método do sandplay, com base nos ensinamentos de Dora Kalff e nos conceitos da Psicologia Analítica de C. G. Jung, assim como acompanhar o desenvolvimento e o aprofundamento do exercício profissional, no sandplay. A formação de terapeutas de sandplay é dirigida aos profissionais, médicos ou psicólogos, devidamente inscritos em seus respectivos conselhos profissionais, e que já trabalhem como psicoterapeutas há pelo menos dois anos. Considerando que a análise pessoal é um alicerce para a formação, é necessário que candidatos psicólogos e médicos tenham passado por pelo menos 50 (cinquenta) horas de análise individual com psicólogos e/ou analistas devidamente reconhecidos, antes de iniciar o curso.
Composto por 200 horas de seminários, o curso aborda a história, as bases teóricas e a prática clínica da terapia de sandplay. Simultaneamente aos seminários, as supervisões em grupo (50h) e supervisões individuais (30h) irão orientar a prática clínica.
O curso acontece em formato híbrido: seminários online de 3 (três) horas de duração uma vez ao mês, e 2 (duas) jornadas presenciais por ano, realizadas em São Paulo. As jornadas acontecem de quinta a domingo, nos meses de julho e dezembro.
Durante a formação, o aluno fará 2 (dois) estudos simbólicos e, ao final, entregará um estudo de caso com cenas de sandplay, que será submetido à aprovação de 2 (dois) leitores nacionais e um leitor internacional, todos reconhecidos pela ISST.
Para que seja possível organizar tantas atividades ao longo de 3 (três) anos e assegurar que os prazos sejam cumpridos, estão previstas 6 (seis) horas de tutoria individual.
O processo seletivo para a formação compreende a apresentação de uma autobiografia escrita, uma avaliação teórica e entrevistas com terapeutas membros do IBTSandplay. Caso você tenha interesse em percorrer essa jornada intensa e profunda, escreva para secretaria@ibtsandplay.org.br e solicite mais informações sobre o processo seletivo.
Se você é analista junguiano, formado por algum instituto filiado à International Association for Analytical Psychology (IAAP), poderá fazer a formação no IBTSandplay fazendo apenas 50% das supervisões individuais (15h) durante o curso, e também será dispensado dos seminários teóricos sobre conceitos da psicologia analítica.
Passar pelo processo terapêutico em sandplay é o alicerce fundamental para a formação do candidato. Requisitos para o processo pessoal:
A) Até o final do Curso de Formação, o candidato deve completar no mínimo 100 (cem) horas de processo terapêutico individual, com terapeuta de sandplay, membro ativo do IBTSANDPLAY ou ISST.
O candidato deve iniciar ou manter-se em atividade profissional como terapeuta, durante o processo de formação, em consultório e/ou em Instituição.
A) O candidato deverá cumprir um total de 50 (cinquenta) horas de Supervisão Grupal, participando de todas as supervisões programadas dentro do curso de formação.
B) Além da supervisão grupal, o candidato deverá cumprir um mínimo de 30 (trinta) horas de supervisão individual com 2 (dois) diferentes membros didatas do IBTSandplay ou ISST.
As supervisões visam o aprofundamento da reflexão sobre a relação terapeuta-paciente e, para tanto, o supervisor acompanha o candidato na apresentação de um ou mais casos (a critério do supervisor).
O candidato deverá cumprir 40 (quarenta) horas de prática clínica, em atendimentos a pacientes inscritos na clínica social do IBTSandplay.
- conceitos de psicologia analítica
- teoria do desenvolvimento
- história e teoria do sandplay
- psicopatologia
- amplificação e estudos mitológicos e simbólicos
- compreensão de imagens
Durante o curso, serão utilizadas técnicas pedagógicas que incluem workshops, mobilizações e discussões clínicas visando a ampliação do conhecimento, aprofundamento teórico e elaboração simbólica do sandplay. Limite de faltas: 2 (duas) faltas, por ano.