Breve curso sobre Psicopatologia

Aulas nos dias 08/02, 15/03, 12/04, 10/05 e 07/06
Das 17:00 às 19:00

Palestrante: BERNARDO LYNCH DE GREGORIO
Local: IBTSANDPLAY – Rua Deputado Lacerda Franco, 300, cj. 44, Pinheiros


Breve curso sobre Psicopatologia

Breve curso sobre Psicopatologia

 

Este curso breve em 5 aulas tem por objetivo proporcionar uma visão geral da psicopatologia que proporcionará aos alunos o conhecimento da perspectiva psiquiátrica do assunto, em articulação com a psicologia analítica e a mitologia.

Programa

Aula 1:  Psicopatologia 1 (08 Fev/19)

  • o que é psicopatologia
  • normal e patológico em saúde mental
  • a natureza da propedêutica psiquiátrica
  • o exame psíquico e suas etapas

Aula 2: Psicopatologia 2 (15 Mar/19)

  • Classificação Internacional de Doenças, décima revisão (OMS), capítulo F
  • os grandes grupos de doenças em saúde mental
  • psiquiatria, neurologia, geriatria e psicologia
  • destaques de algumas afecções do capítulo F

Aula 3:  Depressões (12 Abr/19)

  • classificação das depressões
  • depressões reativas e neuróticas (diagnóstico e tratamento)
  • depressões recorrentes  (diagnóstico e tratamento)
  • transtorno bipolar  (diagnóstico e tratamento)

Aula 4:  Síndromes de Ansiedade e Pânico (10 Mai/19)

  • classificação das síndromes de ansiedade e outras neuroses
  • Transtorno de Ansiedade Generalizada (diagnóstico e tratamento)
  • pânico (diagnóstico e tratamento)
  • agorafobia (diagnóstico e tratamento)

Aula 5:  TOC (07 Jun/19)

  • Transtorno Obsessivo-Compulsivo (diagnóstico e tratamento)
  • outras compulsões (transtornos alimentares, adicções, jogo patológico)
  • psicogênese (Freud x Jung)
  • base neurofisiológica e circuitos reverberantes
  • avanços da neurociência (Gamma Knife, Estimulação Magnética Transcraniana, Estimulação Elétrica Transcraniana)

Ministrada por Bernardo Lynch de Gregorio


BERNARDO LYNCH DE GREGORIO

MINI- CURRICULO: Médico Psiquiatra; Médico Homeopata – Antroposofia; Psicoterapeuta Junguiano; Professor, Assessor e Orientador de grupos de estudo e cursos sobre Mitologia Grega, Filosofia, Expressão Corporal e Antroposofia Teórica; Dramaturgo e Diretor Teatral; Diretor de Arte para Espetáculos Culturais; Artista Plástico e Artista Gráfico.

Formado pela Escola Paulista de Medicina (SP) em 1986. Especialista em Psiquiatria pelo Departamento de Saúde Mental do Centro de Estudos do Hospital Geral de São Paulo do Ministério do Exército (SP). Título de especialista em Psiquiatria e membro da Associação Brasileira de Psiquiatria (RJ), reconhecido pela Associação Médica Brasileira. Psicoterapeuta em Abordagem Integradora (Jung / Reich / Antroposofia / Existencialismo) formado pelo Instituto Euthonus de Formação e Assistência em Psicologia, Educação e Arte (SP), em curso de pós-graduação senso lato de 4 anos. Cursou neste mesmo local Expressão Corporal por 2 anos. Formado em curso de 3 anos de Ilustração e Técnicas Artísticas pela Escola Panamericana de Arte (SP). Cursou Filosofia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (SP).

Autor do livro didático universitário “Neurofisiologia para Psicólogos” (EPU/ SP). Fez estágio em abuso e dependência de Psicofármacos com Prof. Dr. Rui Dolácio Mendes na clínica especializada Casa de Santa Marta (SP), onde elaborou como autor três trabalhos científicos sobre o tema que foram apresentados em congressos acadêmicos das Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Escola Paulista de Medicina (EPM/UniFeSP), Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), Faculdade de Medicina de Santos (FMS). Desenvolve seu trabalho em seu consultório particular em São Paulo, desde 1988 onde atua nas áreas de Psiquiatria Clínica, Medicina Antroposófica e Psicoterapia Integradora.

Fez cursos de extensão universitária em Mitologia Grega, Teatro Grego e Literatura Grega com Prof Dr. Junito de Souza Brandão no Instituto Palas Athena (SP) e com Prof. Dra. Gersilga D’Almeida (RJ). Fez diversos cursos em Mitologia Universal, Antroposofia, Psicologia Analítica (Jung) e Simbolismo, no Brasil, na Suíça e no Canadá. Orienta e coordena diversos grupos de estudo e cursos sobre Psicologia Analítica (Jung), Simbolismo, Filosofia Grega e Universal, Mitologia Grega, Universal e Comparada há mais de 25 anos. Orienta maratonas vivenciais, workshops e grupos vivenciais em Expressão Corporal, Relaxamento e Movimento há mais de 15 anos. Foi o professor responsável pela disciplina de Antroposofia Teórica no Curso de Formação em Terapia Artística da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica, coordenado pela Profa. Dra. Marta Carillo. Foi assessor em Mitologia Grega e Universal, em Filosofia Grega e Universal e em Simbolismo do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos organizado por Cláudia Schapira desde 2004 e participou da adaptação e montagem do espetáculo “Frátria Amada: Brasil”, entre outros. Assessoria em Mitologia Grega para espetáculos da Cia. de Teatro Balagan, de Maria Thaís para o espetáculo “Prometheus”.

É autor e direto do espetáculo teatral “Pedaço de Mim” (2018) em cartaz 6 meses no teatro Augusta (SP). É autor do livro “As Terras de Atlas” sobre Atlântida e seu simbolismo, pela Editora Baraúna (2017). Dirigiu os espetáculos “1 Minuto”, adaptação sua do original “Valsa No.6” de Nelson Rodrigues e do original “Daimon” de sua autoria, apresentado em Dezembro de 2007 na Estação Brás do Metrô (SP) e em Março e Abril de 2008 no Teatro Augusta (SP); espetáculo de Dança Contemporânea “Confissões” de Márcia Gorenzvaig, apresentado em 20 de Outubro de 2007 na Biblioteca Alceu Amoroso Lima (SP); Direção de Arte em 2007 do projeto teatral “Magdalena” da Cia. Teatral Mutação do Colégio C.E.C.I. (SP), adaptação sua do original “O Evangelho de Miriam de Magdala” (Séc. I); espetáculo teatral multi-mídia “Asas da Mente” apresentado de Agosto a Outubro de 2006 no Teatro do Centro da Terra (SP), adaptação sua da obra poética e do original “Minha Vida é um Jardim de Flores” de Deborah Schcolnic; Direção do espetáculo musical “Concerto para um Amiguinho” com Christina Myoen (piano) e Andrea Steiof (saxofone) apresentado no Grande Auditório do MASP (SP) em Dezembro de 2005 e no Espaço WN (SP) para o Zen-Dô do Brasil em Janeiro de 2006; espetáculo do Dança-Teatro “Eu, Medeia”, tradução e adaptação suas e de Lethícia Rocco do original “Medeia” de Sêneca (Séc. I), apresentado de Março a Abril de 2004 no Teatro Maria Della Costa (SP), entre outras produções e adaptações teatrais. 

Deixe uma resposta