O que é Sandplay

O Sandplay é um método terapêutico desenvolvido por Dora kalff, cuja base teórica se apóia nos conceitos da psicologia analítica de C.G.Jung.

Estelle Weinrib, em seu livro “Imagens do self”, nos explica de maneira simples e completa, a complexidade deste método terapêutico:

“O Sandplay é uma forma de terapia não verbal e não racional, que atinge um nível pré verbal da psique. Nesta modalidade psicoterapêutica, os pacientes criam cenas tridimencionais, cenários ou desenhos abstratos numa caixa de tamanho específico, usando areia, água e um grande número de miniaturas realistas.” (1983, pg19)

Dora Kalff ressalta nesse método um dos postulados básicos de Jung de que há, nas profundezas do inconsciente, uma tendência autônoma para a psique buscar a própria cura.

O Sandplay oferece um espaço “livre e protegido”, para que a criança ou o adulto possam expressar imagens do seu inconsciente, de forma simbólica e tangível, dentro de uma caixa com areia.

A construção das cenas e o contato com a areia favorece o encontro com conteúdos da psique em um nível profundo, pré-verbal. Os cenários, como expressão tridimensional dos conteúdos inconscientes, fazem um elo entre os mundos interno e externo, possibilitando o restabelecimento da conexão entre o ego e o Self.

A construção de imagens é feita em silêncio, sem  a necessidade de verbalização ou interpretações, acontece dentro do espaço oferecido pelo analista que acolhe, observa, escuta e compartilha silenciosamente este momento com seu analisando.

“Um cenário construído na areia pode ser visto como uma espécie de jardim da nossa alma, onde o dentro e o fora se encontram. É aqui, dentro deste espaço protegido que a pessoa pode aprender a observar e reconhecer a ação recíproca entre o mundo interno e o mundo externo.” (Ruth Ammann, Healing and transformation, 1991, pg.  )