Símbolo IBTSANDPLAY

Nosso símbolo é a flor que nasce na areia: a Calystegia Soldanella, é chamada de “efêmera” pois vive a maior parte do tempo como semente e pouco tempo como flor. Essas sementes, ressequidas pelo sol, são transportadas pelo vento e enterradas nas camadas superiores da areia. Podem ficar até três anos nesse estado, germinando com a chuva.

Efemera-Calystegia_Soldanella

Do mesmo modo, no Sandplay, conteúdos conflitivos ou traumáticos, há tempos submersos no inconsciente,  emergem na areia produzindo, por meio de novas formas e movimentos, cenários expressivos dos estados psíquicos do seu criador.

As cores escolhidas foram: o laranja e o verde. O laranja por estar associado a energia e vitalidade e o verde, por sua relação com bem estar, saúde e tranqüilidade e esperança.

Flor-Efemera

 

Clara Rossana, escultora e analista junguiana, materializa essa ideia, numa escultura em mármore. Escreve:

“O desafio criativo de deixar surgir um lugar de germinação, botões e flores, erguendo-se em busca de luz, foi sendo realizado através da força que vem do contato entre a pedra viva e a imagem capturada pela alma. A alma quer expressão. Quer continuar a provocar imagens. Imagens que convidam a entrar na intimidade e na beleza do ser.  A flor na pedra desafia esse olhar a continuar.

Escultura-Flor-Efemera