Nossa História

O método terapêutico de Sandplay criado por Dora Kalff chegou ao Brasil na década de 80, trazido por nossas colegas Denise Ramos, Fátima Gambini e Elizabeth Zimmermann.

Denise Ramos, fez seu processo de formação com Estelle Weinrib, nos Estados Unidos, Fatima Gambini, em Zurique, na Suiça, onde participou dos grupos de estudo e seminários de Dora Kalff e, assim também Elizabeth Zimmermann, que complementou sua formação com Ruth Ammann.

Retornando ao Brasil, cada uma com sua bagagem de conhecimentos e experiência em Sandplay, iniciou grupos de estudos, de supervisão e processos de terapia, no intuito de difundir conhecimentos teórico-práticos sobre o novo método terapêutico.

Na década de 90, Aicil Franco, ao retornar de Zurique, organizou o primeiro curso de Sandplay no Brasil. Logo após, foi criado o grupo de estudos e pesquisas sobre  Sandplay, o “PROTEJA”, o qual em 2000 patrocinou a primeira vinda de Ruth Ammann ao Brasil.

Deste movimento novos grupos de terapeutas junguianos (SBPA, AJB, PUCSP e associados) se congregaram em São Paulo, e, em março de 2002, foi criado o “Grupo Cooperativo”, orientado pela experiência de  Fátima Gambini, concretizando o projeto de abrir um espaço mais amplo para os estudiosos do Sandplay, de várias partes do Brasil.

A partir dessa data vários membros da International Society  for Sandplay Therapy (ISST) entre eles Rie Rogers, Harriet Friedmam, Ruth Ammann e Rosa Naponiello, vieram ao Brasil para ministrar seminários,  workshops e supervisionar a prática terapêutica nos diferentes grupos de Sandplay.

Por incentivo de Ruth Ammann, na época Presidente da ISST e presença constante no Brasil, surgiu o projeto da criação de um instituto brasileiro de Sandplay.

Em agosto de 2008, o Brasil foi escolhido pela ISST para uma semana de treinamento intensivo de Sandplay com a presença de cinco membros didatas internacionais. Nesta ocasião, as colegas Zilda Maria de Paula Machado (AJB) e Marion Anderson (SBPA) foram as primeiras terapeutas brasileiras aceitas como membros independentes da ISST.

Em 02 de junho de 2011, já com 13 membros afiliados à ISST, foi fundado o Instituto Brasileiro de Terapia de Sandplay – IBTSANDPLAY , reconhecido pela ISST, no 21º Congresso Internacional de Kartause Ittingen, na Suiça.

No momento o IBTSANDPLAY conta com 20 membros terapeutas e 8 membros didatas.