Formação em Sandplay

O Curso de Formação tem como meta fornecer subsídios para a aquisição, ampliação e utilização de conhecimento do Sandplay com base nos ensinamentos de Dora Kalff e conceitos da Psicologia Analítica de C. G. Jung, assim como acompanhar o desenvolvimento e o aprofundamento do exercício profissional, no Sandplay.

PROCESSO DE FORMAÇÃO DO TERAPEUTA DE SANDPLAY:
O processo de formação requer a confluência de 4 (quatro) instâncias fundamentais:
a. Processo Terapêutico em Sandplay
Passar pelo processo terapêutico em Sandplay é o alicerce fundamental para a formação do candidato. Os critérios quanto à necessidade mínima de processo pessoal são:
§primeiro: que até o final do Curso de Formação, o candidato deve completar 100 (cem) horas de Processo em Sandplay, contendo no mínimo 30 cenas, com Terapeuta de Sandplay, membro ativo do IBTSANDPLAY/ISST.
§segundo: Serão validadas 50 (cinqüenta) horas de processo terapêutico em Sandplay realizadas anteriormente ao início da formação, com membro do IBTSANDPLAY/ISST.
b. Exercício profissional
O candidato deve iniciar ou manter-se em atividade profissional como terapeuta, durante o processo de formação, em consultório e/ou na Instituição.
c. Supervisão Grupal e Individual
O candidato deverá cumprir um total de 50 (cinquenta) horas de Supervisão Grupal, participando das supervisões programadas dentro do curso de formação.
Além destas horas, o candidato deverá cumprir 30 (trinta) horas de supervisão individual com um membro do IBTSANDPLAY, credenciado como Membro Didata pelo IBTSANDPLAY/ ISST.
§primeiro: A supervisão grupal faz parte do horário da programação e o candidato deve participar de todas elas.
§segundo: As Supervisões Individuais, de caráter obrigatório, serão realizadas com 3 (três) supervisores, no mínimo 10 horas com cada supervisor, membro reconhecido como Membro Didata pelo IBTSANDPLAY/ ISST. Visam o aprofundamento da reflexão sobre a relação terapeuta-paciente e, para tanto, o supervisor acompanha o candidato na apresentação de um ou mais casos (a critério do supervisor).
§terceiro: O custo das primeiras 15 (quinze) horas de Supervisão Individual ficará a cargo do candidato. Após a comprovação destas horas, o IBTSANDPLAY arcará com o custo das outras 15 (quinze) horas restantes.
§quarto: O candidato receberá a lista de supervisores disponíveis.
d. Currículo do Curso de Formação
Os seminários constarão de técnicas pedagógicas que incluem workshops, mobilizações e discussões clínicas visando: ampliação do conhecimento, aprofundamento teórico e elaboração simbólica do Sandplay .

AVALIAÇÃO
Durante o curso de Formação os candidatos serão avaliados pelo Corpo Docente.
§primeiro: serão avaliadas as atividades que configurem cumprimento de tarefas: presença e participação efetiva nos seminários (leitura, compreensão dos textos, relações simbólicas), workshops, reuniões clínicas e supervisões.

TUTORIA
O tutor acompanhará o candidato desde a sua entrada no curso de formação, zelando pelo cumprimento de todas as etapas de seu aprendizado, de acordo com as diretrizes do IBYSANDPLAY/ISST.
§primeiro: No início do curso, o candidato receberá a indicação de um Membro Didata de Sandplay do IBTSANDPLAY, referendado pela Diretoria de Ensino, que será definido como seu tutor.
a. O candidato tem direito a 1 (um) encontros anual de Tutoria no primeiro ano e 2 (dois) encontros anuais no segundo e terceiro anos.
b. O tutor reporta anualmente à Diretoria de Ensino o andamento do processo de formação do candidato, reunindo todas as declarações de supervisões e processo terapêutico de Sandplay, ou qualquer outro requisito exigido pelo IBTSANPLAY/ISST.
c. Qualquer interrupção na tutoria, ou mudança de tutor durante o processo, deve ser comunicada imediatamente à Diretoria de Ensino e à Diretoria Admin-Financeira.
d. O tutor pode orientar, simultaneamente, no máximo 3 candidatos.
§segundo: É função do tutor auxiliar o candidato no processo de escolha do Estudo de Caso Final, incluindo orientação sobre forma, conteúdo, seleção de leitores e quaisquer outras questões que possam surgir.
§terceiro: No final do processo de formação o candidato preenche um formulário (Apêndice D/E), sob orientação do Tutor, que deverá ser enviado aos leitores, anexado ao do Estudo de Caso Final.
§quarto: O tutor comunica ao candidato o resultado da avaliação do Estudo de Caso Final, incluindo revisões a serem feitas no caso de aceitação condicional.
§quinto: Em caso de ausência de unanimidade de opinião dos leitores, o Tutor organiza uma conferência entre todos os leitores do Estudo de Caso Final.

TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO
Os trabalhos de conclusão do Curso de Formação constam de:
a.  Apresentação por escrito do Estudo de um símbolo de sua escolha, denominado “Estudo de Símbolo -1”, baseado em referencial teórico, com um mínimo de 10 páginas e máximo de 20 páginas.
b.  Apresentação por escrito do Estudo de um segundo símbolo de sua escolha, “Estudo de Símbolo – 2″, incluindo material clínico, com um mínimo de 10 páginas e máximo de 20 páginas.
c.  Apresentação por escrito de um “Estudo de Caso Final” (processo já encerrado de um caso clínico em Sandplay), com extensão de 30 a 50 páginas.
§primeiro: O candidato receberá do seu Tutor, durante sua formação, todas as instruções necessárias para a elaboração destes trabalhos.

ESTRUTURA DO CURSO DE FORMAÇÃO
a. Corpo Docente:

Denise G. Ramos
Edna G. Levy
Margareth Lury Yoshikawa
Reinalda M. Matta
Renata W. Horschutz
Sylvia M. Portella
Zilda M. P. Machado

b. Metodologia:
Os seminários constarão de técnicas pedagógicas que incluem workshops, vivências e discussões clínicas visando a extensão, aprofundamento teórico e elaboração simbólica do Sandplay.

c. Síntese do Programa do Curso:
* O programa detalhado será entregue na aula inaugural.
O curso está estruturado em 3 (três) partes:
• 1o. ano: Bases Históricas e Teóricas da Terapia de Sandplay
• 2o. ano: A Prática Clínica da Terapia de Sandplay
• 3o. ano: Sandplay em áreas de interesse específico

1. Os Seminários mensais serão ministrados pelo Corpo Docente do IBTSANDPLAY, com duração de 6 hs, sendo: 4 hs no período da manhã e 2 hs no período da tarde.
2. Palestras abertas sobre temas complementares à Formação, com duração de 2 horas, para: candidatos, membros e público interessado, ou apresentação de Estudo de Símbolo, com duração de 2 horas, para candidatos e membros.
3. Supervisão em Grupo, com duração de 2 horas.

d. Duração, Horário, Frequência e Carga horária:
Duração: será de 3 (três) anos, totalizando 10 (dez) encontros anuais, realizados na cidade de São Paulo, na sede do IBTSANDPLAY.

Horário das aulas:
Sexta-feira, 09:00h às 19:00h;

Sábado (período da manhã), 2 horas de Supervisão em Grupo.
Frequência: O curso será realizado uma vez por mês, na segunda semana de cada mês (exceto em feriados), com a carga horária mensal de 10 horas.

Carga horária total:
• 240 (duzentas e quarenta) horas de conteúdo teórico-prático.
• 50 (cinquenta) horas de Supervisão Grupal
• 30 (trinta) horas Supervisão Individual
• 40 (quarenta) horas Prática Clínica (atendimento de pacientes inscritos na clinica social do IBTSANDPLAY)
• 6 (seis) horas de Tutoria

LOCAL DO CURSO: Rua Deputado Lacerda Franco, 300 cj.44 Pinheiros, CEP 05418-000, São Paulo.

Mais info: http://ibtsandplay.org.br/processo-seletivo/