Formação em Sandplay

REGIMENTO DO CURSO DE FORMAÇÃO DO TERAPEUTA DE SANDPLAY

O Curso de Formação tem como meta fornecer subsídios para a aquisição, ampliação e utilização de conhecimento do Sandplay com base nos ensinamentos de Dora Kalff e conceitos da Psicologia Analítica de C. G. Jung, assim como acompanhar o desenvolvimento e o aprofundamento do exercício profissional, no Sandplay.

PROCESSO DE FORMAÇÃO DO TERAPEUTA DE SANDPLAY:
O processo de formação requer a confluência de 5 (cinco) instâncias fundamentais:
1. Processo Terapêutico em Sandplay
Passar pelo processo terapêutico em Sandplay é o alicerce fundamental para a formação do candidato. Os critérios quanto à necessidade mínima de processo pessoal são:
a. Até o final do Curso de Formação, o candidato deve completar 100 (cem) horas de Processo em Sandplay, contendo no mínimo 30 cenas, com Terapeuta de Sandplay, membro ativo do IBTSANDPLAY/ISST.
b.  Serão validadas no máximo 50 (cinqüenta) horas de processo terapêutico em Sandplay e 15 cenas, realizadas anteriormente ao início da formação, com membro do IBTSANDPLAY/ISST.
2. Exercício profissional
O candidato deve iniciar ou manter-se em atividade profissional como terapeuta, durante o processo de formação, em consultório e/ou na Instituição.
3. Supervisão Grupal e Individual
O candidato deverá cumprir um total de 50 (cinquenta) horas de Supervisão Grupal, participando das supervisões programadas dentro do curso de formação.  Além destas horas, o candidato deverá cumprir 30 (trinta) horas de supervisão individual com um membro do IBTSANDPLAY, credenciado como Membro Didata pelo IBTSANDPLAY/ ISST.
a. A supervisão grupal faz parte do horário da programação e o candidato deve participar de todas elas, fazendo a reposição de todas as faltas no ano corrente.
b.As Supervisões Individuais, de caráter obrigatório, serão realizadas com 3 (três) supervisores, no mínimo 10 horas com cada supervisor, membro reconhecido como membro didata pelo IBTSANDPLAY/ ISST.  Visam o aprofundamento da reflexão sobre a relação terapeuta-paciente e, para tanto, o supervisor acompanha o candidato na apresentação de um ou mais casos (a critério do supervisor).
c. O candidato receberá a lista de supervisores disponíveis.
4. 40 (quarenta) horas de Prática Clínica em atendimentos a pacientes inscritos na Clínica social do IBTSANDPLAY.
5. Currículo do Curso de Formação
Os seminários constarão de técnicas pedagógicas que incluem workshops, mobilizações e discussões clínicas visando: ampliação do conhecimento, aprofundamento teórico e elaboração simbólica do Sandplay . Limite de faltas: 2 (duas) faltas, não cumulativas, por ano.

AVALIAÇÃO
Durante o curso de Formação os candidatos serão avaliados pelo Corpo Docente.
Serão avaliadas as atividades que configurem cumprimento de tarefas: presença e participação efetiva nos seminários (leitura, compreensão dos textos, relações simbólicas), workshops, reuniões clínicas e supervisões.

TUTORIA

O tutor acompanhará o candidato desde a sua entrada no curso de formação, zelando pelo cumprimento de todas as etapas de seu aprendizado, de acordo com as diretrizes do IBYSANDPLAY/ISST.

  • primeiro: No início do curso, o candidato receberá a indicação de um membro terapeuta didata de Sandplay do IBTSANDPLAY, que será definido como seu tutor.

No inicio do 2o. ano, o candidato poderá escolher um novo tutor que deverá ser referendado pela Diretoria de Ensino.

  1. O candidato tem direito a 1 (um) encontros anual de Tutoria no primeiro ano e 2 (dois) encontros anuais no segundo e terceiro anos.
  2. O tutor reporta anualmente à Diretoria de Ensino o andamento do processo de formação do candidato, reunindo todas as declarações de supervisões e processo terapêutico de Sandplay, ou qualquer outro requisito exigido pelo IBTSANPLAY/ISST.
  3. Qualquer interrupção na tutoria, ou mudança de tutor durante o processo, deve ser comunicada imediatamente à Diretoria de Ensino e à Diretoria Admin-Financeira.
  4. O tutor pode orientar, simultaneamente, no máximo 3 candidatos.
  • segundo: É função do tutor auxiliar o candidato no processo de escolha do Estudo de Caso Final, incluindo orientação sobre forma, conteúdo, seleção de leitores e quaisquer outras questões que possam surgir.
  • terceiro: No final do processo de formação o candidato preenche um formulário (Apêndice D/E), sob orientação do Tutor, que deverá ser enviado aos leitores, anexado ao do Estudo de Caso Final.
  • quarto: O tutor comunica ao candidato o resultado da avaliação do Estudo de Caso Final, incluindo revisões a serem feitas no caso de aceitação condicional.
  • quinto: Em caso de ausência de unanimidade de opinião dos leitores, o Tutor organiza uma conferência entre todos os leitores do Estudo de Caso Final.

TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

Os trabalhos de conclusão do Curso de Formação constam de:
a – Apresentação por escrito do Estudo de um símbolo de sua escolha, denominado “Estudo de Símbolo -1”, baseado em referencial teórico, com um mínimo de 10 páginas e máximo de 20 páginas. Entrega: mês de Maio do 2o. ano do curso.
b – Apresentação por escrito do Estudo de um segundo símbolo de sua escolha, “Estudo de Símbolo – 2, incluindo material clínico, com um mínimo de 10 páginas e máximo de 20 páginas. Entrega: mês de Maio do 3o. ano do curso.
c – Apresentação por escrito de umEstudo de Caso Final” (processo já encerrado de um caso clínico em Sandplay), com extensão de 30 a 50 páginas. Entrega: mês de Maio do ano seguinte ao encerramento teórico.
§primeiro: O candidato receberá do seu Tutor, durante sua formação, todas as instruções necessárias para a elaboração destes trabalhos.

ESTRUTURA DO CURSO DE FORMAÇÃO

1. Corpo Docente:

Ana Maria Colichio L.V. Sbrissa

Denise G. Ramos

Edna G. Levy

Margareth Lury Yoshikawa

Reinalda M. Matta

Renata W. Horschutz

Suzana L. A. Hirata

Sylvia M. Portella

Zilda M. P. Machado

2. Metodologia:

Os seminários constarão de técnicas pedagógicas que incluem workshops, mobilizações e discussões clínicas visando a extensão, aprofundamento teórico e elaboração simbólica do Sandplay.
Síntese do Programa do Curso
* O programa completo do 1o. ano será entregue na aula inaugural.
O curso está estruturado em 3 (três) partes:
1o. ano: Bases Históricas e Teóricas da Terapia de Sandplay
2o. ano: A Prática Clínica da Terapia de Sandplay
3o. ano: Sandplay em áreas de interesse específico

3.Duração, Horário, Frequência e Carga horária:

Duração: Total de de 25 meses, sendo 10 (dez) encontros no 1o. e 2o. ano, e 5 (cinco) encontros no 3o. ano, realizados na cidade de São Paulo, na sede do IBTSANDPLAY.

Horário das aulas:

Sexta-feira, 09:00h às 19:00h; Sábado*, das 09:00h às 12:50h;

* No sábado será realizada a Supervisão em Grupo com duração de 110 (cento e dez) minutos, sendo 2 grupos com no máximo 6 alunos cada grupo.

Grupo 1 – Horário: das 09:00h às 10:50h;

Grupo 2 – Horário: das 11:00h até 12:50h.

Frequência: O curso será realizado uma vez por mês, na segunda semana de cada mês (exceto em feriados), com a carga horaria mensal de 10 horas.

Carga horária total:

  • 240 (duzentas e quarenta) horas de conteúdo teórico-prático.
  • 50 (cinquenta) horas de Supervisão Grupal
  • 30 (trinta) horas Supervisão Individual
  • 40 (quarenta) horas Prática Clínica
  • 5 (cinco) horas de Tutoria
  • Nota: A Hora-aula e Hora-clínica correspondem a 50 (cinquenta) minutos.

PEDIDO DE AFASTAMENTO, READMISSÃO E DESLIGAMENTO DO CURSO

Afastamento Temporário: o candidato poderá solicitar oficialmente ao Diretor de Ensino o afastamento temporário de suas atividades do curso até o próxima Turma do curso de Formação, para tratar de situações pessoais, além daquelas previstas em lei. Em caso de aceitação do afastamento, o candidato mantem-se vinculado ao IBTSANDPLAY obrigando-se ao pagamento de taxa de permanência, conforme estipulado pela Diretoria.

Readmissão: o candidato deverá solicitar oficialmente ao Diretor de Ensino seu retorno às atividades do curso de formação.

  • 1o.: Caso o afastamento tenha ocorrido no 1o. ano: o candidato deverá cumprir todas as atividades desde o inicio do curso;
  • 2o.: Caso o afastamento tenha ocorrido no 2o. ou 3o.ano: o candidato deverá retomar as atividades, na próxima Turma do Curso de Formação, e cumprir todas as atividades previstas de onde interrompeu até a conclusão do curso;
  • 3o.: Caso o afastamento tenha ocorrido no encerramento do 3o. ano: o candidato que tenha cumprido a carga horária de 240 (duzentas e quarenta) horas de conteúdo teórico-prático e 50 (cinquenta) horas de Supervisão Grupal, terá o prazo de 2 (dois) anos para o cumprimentos da carga horária faltante de Processo Terapêutico em Sandplay, Supervisão Individual, Prática Clínica em atendimentos na Clínica social do IBTSANDPLAY e elaboração de Estudo de Caso.

Desligamento:

  • 1o.: Caso o candidato não cumpra as atividades exigidas pelo curso de formação dentro do tempo estipulado para sua Readmissão, o candidato deverá ser desligado do IBTSANDPLAY e poderá receber, única e exclusivamente, declarações com a carga horária das atividades que o mesmo tenha concluído no IBTSANDPLAY;
  • 2o.: Prazo final

O candidato que pedir afastamento temporário do Curso de Formação, terá o prazo final para cumprimento de todas as suas pendências até a data de encerramento da parte Teórico-Prática do Curso de Formação da Turma seguinte à sua. Exemplo: Aluno da Turma 2017 terá o prazo final no mês de Junho do 3o. Ano da Turma 2020.

 

MATRÍCULA
A matrícula será paga em data determinada pela Diretoria e corresponderá e quitará a mensalidade correspondente ao mês de Janeiro.
O depósito da matrícula deve ser feito no Banco Itaú, agencia no. 0183,  conta corrente no. 18013-2, em nome do INSTITUTO BRASILEIRO DE TERAPIA DE SANDPLAY – IBTSANDPLAY.
É necessário enviar comprovante para o e-mail:  admin-fin@ibtsandplay.org.br

CUSTO DO CURSO DE FORMAÇÃO
a.  Mensalidade:
1o. ano e 2o. : 12 (doze) mensalidades por ano
3o ano: 6 (seis) mensalidades
As mensalidades serão definidas pela Diretoria e serão corrigidas anualmente, de acordo com o índice de inflação – IGPM/FGV.
b.  Outros encargos:
O candidato se responsabiliza pelo custo do seu Processo de Terapia de Sandplay, das primeiras 15 (quinze) horas de Supervisão Individual e dos pagamentos dos leitores dos trabalhos finais – valor de referencia U$100 (cem dólares) por leitor.

LOCAL DO CURSO: Rua Deputado Lacerda Franco, 300 cj.44 Pinheiros, CEP 05418-000, São Paulo.

MAIS INFO: http://ibtsandplay.org.br/processo-seletivo/